Manutenção de Carros Veículos

Quando trocar as pastilhas de freio ?

Quando trocar as pastilhas de freio ?

Pastilhas de Freio : Quando verificar ou trocar ?

É recomendado a verificação do estado das pastilhas de freio de 5.000 a 10.000 kms rodados, dependendo do uso do veículo. Elas podem durar até 20 mil Kms rodados , mas como dissemos , a forma que o motorista conduz o veículo irá afetar diretamente na vida útil da pastilha.

Quando trocar as pastilhas de freio ?
Quando trocar as pastilhas de freio ?

Quando as pastilhas estão desgastadas, chegando ao limite do uso, o veículo começa a apresentar um ruído forte ao pressionar o pedal do freio. Nesse caso a recomendação é verificar imediatamente a espessura da pastilha. Se ela encontrar-se com espessura mínima de 2mm, recomenda-se substituir imediatamente. Como as pastilhas de freio, atuam diretamente nos discos de freio, é muito importante o mecânico avaliar também a situação em que se encontram os discos. O Mecânico deve sempre orientar o consumidor sobre possíveis avarias nos discos, bem com sua espessura mínima de segurança.

Para garantir uma boa frenagem do veículo, é recomendado que os discos de freio sejam  trocados por novos, caso a espessura mínima de segurança do disco seja ultrapassada. Após cada troca de pastilhas e discos de freio, o condutor deve tomar mais cuidado nas primeiras frenagens e pelos próximos 200 kms,  que seria o tempo de assentamento das novas pastilhas e ou discos de freio.

São diversas as marcas de pastilhas de freio disponíveis no mercado. Muitas podem apresentar chiado logo após a troca, por alguma rebarba na pastilha ou no disco de freio. Aguarde rodar alguns quilômetros para verificar se ao desgastar um pouco a pastilha e ou o disco o barulho venha a desaparecer. Caso contrário leve novamente ao seu mecânico para que ele venha efetuar o ajuste ou mesmo a troca em garantia.

Quando trocar as pastilhas de freio ?

 

Ao trocar as pastilhas, solicite ao seu mecânico que verifique também o nível do fluído de freio e o estado que este fluído se encontra. O bom funcionamento do sistema de freios depende muito do estado do Fluído de Freio, por isso a importância de efetuar a troca do fluído de acordo com a especificação do manual de seu veículo.

 

Por Unicodono

Digite Abaixo um Veículo para PESQUISAR

Custom Search

Inscreva-se Para Receber Nossas Novidades Automotivas

E-mail:

Siga-nos no Facebook