Nova CNH já está valendo em todo Brasil

Você sabia que já está em circulação um novo modelo de CNH mais segura e com novo visual? As CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas a partir do dia 02/01 terão novas cores e dispositivos de segurança. Estas mudanças são válidas para todo o país e foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016, logo, já eram esperadas.

É preciso trocar a CNH pela nova?

Você não precisa se preocupar em trocar o seu documento. Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. Além disso, vale destacar que o valor e os procedimentos para obter ou renovar a habilitação permanecem os mesmos para aqueles que precisam renovar.

Novidades da nova CNH

Entre as principais alterações para as novas CNHs é a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta.

Veja abaixo nesta imagem cedida pelo Detran quais são as principais mudanças da nova CNH:

nova CNH

A nova CNH terá ainda a impressão em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito. Além disso, o documento terá dois números de identificação nacional – Registro Nacional e Número do Espelho da CNH – e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

QR-Code

O documento conta ainda com o QR-Code – trata-se de um código bidimensional que conecta diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de digitar informações.

Tinta especial e outros elementos para maior segurança

A fim de garantir maior segurança do documento, a nova CNH será confeccionada com uma tinta especial. No lado esquerdo, sob o brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, o que dificulta a falsificação.

Além disso, o fundo da nova CNH contará com uma cor amarelada e elementos gráficos, como números e brasões da república, que podem ser vistos com o uso de luz ultravioleta.

Contará ainda com uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes e com novos fios de microletras, que também servem para dificultar falsificações. Ainda para contribuir com seus aspectos de segurança, terá relevo diferenciado, código numérico e outras estratégias que facilitam a conferência dos agentes de trânsito e garantem a segurança do documento.

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Gostou da matéria? Deixe um comentário!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.