Documentação Serviços Detran

Como perder definitivamente o medo de dirigir – Saiba mais!

O medo de dirigir, diferentemente do que muitos pensam, é algo muitíssimo comum entre os brasileiros. Trata-se de uma das fobias mais populares, e às vezes esconde causas bastante complexas. Mesmo habilitado e tendo passado pela autoescola, muitas pessoas passam anos sem cair na estrada. Para muitos, a CNH serve apenas como substituta da carteira de identidade ou do CPF. Mas como se livrar do medo de dirigir?

Medo de dirigir – Causas e sintomas

As causas do medo de dirigir são várias e muito pessoais – desde traumas em relação ao trânsito a um medo inexplicável, que deve ser investigado para ser superado. Quando o medo é muito grande e impede a pessoa de pegar a direção, vale a pena buscar ajuda com um especialista. No entanto, na maioria dos casos, o medo de dirigir pode ser tratado justamente com aulas mais assertivas de direção.

medo de dirigir
Como perder o medo de dirigir

Vale dizer que o medo de dirigir muitas vezes está associado a outras fobias ou situações que precisam ser resolvidas – é comum, após perder o medo de dirigir, a pessoa mudar outros contextos em sua vida que também possuem medos e fobias ou questões a serem refletidas, como garantes os psicólogos. Isso porque muitos utilizam o medo de dirigir como uma metáfora para o medo de ter a direção da própria vida.

Já quanto aos sintomas, os mais frequentes são: mãos suadas, corpo trêmulo, dores de barriga ou de cabeça, inquietação, nervosismo, dificuldades para respirar, medo de errar – tudo o que indica estresse e pânico. Outra sensação que se destaca é o medo da independência, de estar sozinho atrás do volante.

E o trânsito brasileiro também não é o dos mais seguros do mundo – muito pelo contrário. Os índices de mortes, acidentes e violência no trânsito também é um fator sempre citado por aqueles que têm medo de dirigir, e não é por acaso. Outro fator que justifica o medo é o fato de que muitas autoescolas ensinam a dirigir para passar na prova prática, o que é um absurdo.

O medo de dirigir é doença?

O medo de dirigir só é doença quando limita a vida de quem quer ou precisa dirigir. Trata-se de uma fobia, um pânico intenso, que impede a pessoa. Nestes casos mais complexos, sessões de terapia podem ajudar.

Como superar o medo de dirigir?

Em casos em que o medo atrapalha, mas não limita, não é uma situação fóbica, há diversas soluções para encarar o desafio e afastar o medo de dirigir de vez. Há em todo o Brasil aulas para habilitados.

As aulas podem ser adquiridas em pacote ou por aula, com em média 50 minutos, e o atendimento é personalizado, conforme a necessidade de cada cliente, podendo em alguns casos até ser usado o carro do próprio motorista.

Para encarar o medo, é preciso se colocar na situação que causa medo, e não tem que ser diferente. Fazendo aulas você compreende os pontos que merecem mais atenção e se sente mais seguro.

Veja também: Jeep Renegade 2017 – Conheça a nova versão! Confira!

Gostou da matéria? Você já teve medo de dirigir? Como superou? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest/Divulgação

Digite Abaixo um Veículo para PESQUISAR

Custom Search

Inscreva-se Para Receber Nossas Novidades Automotivas

E-mail:

Siga-nos no Facebook