Carros usados Manutenção de Carros Veículos

Avaliar motor de carro usado – Dicas

Avaliar motor de carro usado : Na questão de avaliação de  motor de um carro usado, temos 2 itens essenciais para um bom funcionamento e vida útil do veículo :  O óleo de motor e o sistema de arrefecimento (água do radiador).

Avaliar motor de carro usado - Dicas essenciais
Avaliar motor de carro usado – Dicas essenciais

Algumas dicas simples que ajudarão na avaliação do estado do motor do veículo :

1) Verifique com o proprietário do veiculo, a periodicidade de troca de óleo, que tipo de óleo de motor este proprietário tem utilizado , bem como a manutenção dos filtros de óleo, ar e combustível.

2) Basicamente os óleos minerais são trocados com 5.000 kms , e os sintéticos com 10.000 kms, ou caso não atinja esta quilometragem rodada , as trocas de óleo devem ser feitas pelo menos 1 vez ao ano.

3) Abra a tampa do óleo no motor , e verifique se há indícios de camadas de óleo compactada (tipo graxa) , ou borra do motor , tanto na tampa de óleo como no comando de valvulas do motor . Verifique também se existem indícios de borra de motor na vareta de medição do óleo.

4) A borra de motor geralmente ocorre por excesso de quilometragem, uso de óleo fora da especificação adequada e até mesmo o uso de combustível de má qualidade.

Avaliar motor de carro usado - Dicas essenciais

5) Um motor em bom funcionamento possui um som uniforme, equalizado, sem alterações tanto em baixas rotações como em alta, sem rajadas de barulhos estranhos ou algo do tipo .

6) Verifique o reservatório de água do motor . O ideal é que está água esteja com aditivo.

Os aditivos podem conter cor azul,verde,rosa,ou amarela , depende da marca e modelo do veiculo e servem para proteger o sistema de refrigeração contra corrosão interna dos componentes do motor , proteger as mangueiras , e também ajuda a manter a temperatura dentro dos padrões corretos de funcionamento.

7) Caso a água do radiador esteja na cor de ferrugem ,é recomendado consultar um mecânico para fazer uma avaliação mais detalhada no sistema de arrefecimento. O Processo de limpeza e descontaminação da borra interna no motor e também a descontaminação do sistema de arrefecimento, tem custos,dependendo do modelo, que variam de r$ 900,00 a r$ 1.500,00.

Avaliar motor de carro usado – Dicas

Estas são dicas importantes e perceba que se o proprietário de um carro usado  não se preocupa com esses 2 itens essenciais ,dificilmente a avaliação geral deste carro será positiva.

Confira vídeo :

Fonte : Unicodono

 

Digite Abaixo um Veículo para PESQUISAR

Custom Search

Inscreva-se Para Receber Nossas Novidades Automotivas

E-mail:

Siga-nos no Facebook